Fórum Fotografia

Não está registado ou está offline! Por favor, registe-se ou faça log in para ter acesso a todo o fórum!!

Um fórum para todos os amantes da fotografia!


    Tutorial - 10 dicas para fazer boas fotos digitais

    Compartilhe
    avatar
    Admin
    Admin
    Admin

    Mensagens : 23
    Pontos : 60
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 25/05/2009
    Localização : Porto

    Tutorial - 10 dicas para fazer boas fotos digitais

    Mensagem por Admin em Ter Maio 26, 2009 10:07 am

    10 dicas para fazer boas fotos digitais

    Em festas de família, quase todo mundo leva na bolsa uma câmera digital. A intenção é registrar momentos inesquecíveis de casamentos, batizados, aniversários ou até mesmo da brincadeira da criançada no jardim de casa.
    Para ajudar você a melhorar sua performance como fotógrafo, preparamos um tutorial com 10 dicas básicas de fotografia digital. Você vai aprender mais sobre resolução, impressão, armazenamento, acessórios, lentes, foco, zoom, enquadramento, olho vermelho, experimentação.
    Confira a seguir:

    Resolução
    Afinal, quantos milhões de pontinhos (os famosos pixels, ou “picture elements”) uma foto precisa ter? Tecnicamente, 2 megapixels são suficientes para imprimir em 10x15cm. Mas as câmeras de 3 megapixels valem mais a pena, pois custam quase o mesmo e têm 64% mais definição. Como, hoje em dia, até os modelos mais simples vem com 5 megapixels ou mais, esta questão deixou de ser uma preocupação. Na hora de comprar, privilegie uma boa lente e outros recursos – não os megapixels.

    Impressão
    Posso obter fotos “de verdade” com uma câmera digital? Claro que sim! Nos laboratórios mais modernos até as fotos comuns são digitalizadas em um scanner de negativos antes de serem impressas – aquelas que você mandou revelar em uma hora já viraram digitais e você nem soube. Afinal, a qualidade é rigorosamente a mesma, se não melhor. Mas o ideal é selecionar e preparar as fotos para a impressão antes, no computador, para não precisar confiar no senso estético do balconista da loja.

    Armazenamento
    Quantas fotos “cabem” numa câmera digital? Depende da resolução, do nível de qualidade e do tamanho da memória interna ou do cartão de memória da câmera, mas fotos de 5 megapixels ocupam, em média, 2 megabytes. Logo, num cartão de 32MB cabem 16 fotos, num de 64MB, 32, num de 128 MB, 64, e assim por diante. Recomendamos comprar um cartão que comporte pelo menos 100 fotos, para não precisar se preocupar em economizar “filme”.
    Acessórios
    Quando for comprar a câmera, pense logo nos acessórios. Como já mencionamos, um cartão de memória adicional é fundamental, mas baterias recarregáveis também são praticamente indispensáveis para você poder fotografar à vontade – especialmente se a sua câmera é do tipo que usa pilhas comuns, que se esgotam rapidinho. Sempre verifique o tipo de cartão e de bateria que cada câmera usa antes de comprá-la, pois alguns podem ser bem mais caros.

    Lentes
    Não são só os megapixels que determinam a qualidade da foto digital. Boas lentes, de marcas com tradição em fotografia, fazem toda a diferença. Pense nos fabricantes que você associaria à fotografia cinco anos atrás – quase sempre as lentes que eles usam nas câmeras digitais são de melhor qualidade. Olhar a abertura máxima da lente, especificada na forma f/XX, é um bom começo. Lentes de f/2.8 para baixo são mais “claras”, produzindo resultados melhores sob baixa luminosidade.

    Foco
    Quase todas as câmeras digitais, exceto as mais simples, precisam focalizar a imagem antes de fotografar. Pressione o disparador de leve e espere a câmera encontrar o foco antes de tirar a foto, ou ela pode sair embaçada. Alguns modelos acendem uma luz no visor ou indicam no monitor quando a cena está em foco, às vezes junto com um discreto sinal sonoro. Se a câmera “caçar” o foco e não encontrar, mude um pouco o enquadramento e tente novamente.

    Zoom
    Quando as lentes de uma câmera conseguem aproximar e afastar a imagem, dizemos que elas têm zoom óptico. A proporção entre a aproximação máxima e mínima indica o fator de zoom em número de “vezes” (X). Daí vêm os 2X, 3X, 4X. Já o zoom digital é só um quebra-galho, pode esquecê-lo. Atualmente, câmeras com 3X de zoom são o mínimo que se deve aceitar. Acima de 5X, saiba que você terá que abrir mão do visor ótico e que pode ser muito difícil não tremer – a não ser que a câmera tenha estabilizador de imagem.

    Enquadramento
    Nem sempre a pessoa ou objeto que você está fotografando precisa ficar no centro da foto, principalmente quando você quer valorizar aquela linda paisagem ao fundo. Divida mentalmente o espaço do visor em três e experimente alinhar seu ponto de interesse em uma dessas linhas imaginárias (é a chamada “regra dos terços”) – fica muito mais “artístico”. Brinque também com ângulos de visão inusitados – fotografe do alto, do nível do chão, segurando a câmera na altura da cintura...

    Olho vermelho
    O flash das câmeras compactas fica muito próximo da lente e pode refletir no fundo dos olhos de pessoas e animais, especialmente quando eles são claros. Evite o problema com o redutor de olhos vermelhos (aquele “olhinho” que inevitavelmente aparece em algum dos modos de flash) da câmera, fotografando mais de perto (ajuda muito, experimente) ou desativando o flash. Ou então corrija o problema depois, no computador, ou peça para retocarem os olhos na hora da impressão das fotos.

    Experimentação
    Esta é a melhor dica para um “fotógrafo digital”: fotografe muito – quanto mais fotos tirar, mais chances de tirar ótimas fotos. Afinal, isso é o que os profissionais sempre fizeram, mas que só os amadores mais abastados podiam tentar. Se você vai viajar, tire 1 mil fotos (em qualquer destino turístico já é possível descarregar as fotos para um CD), imprima as 100 melhores e emoldure aquelas dez realmente fantásticas. Para fazer isso com filme, você gastaria quase 30 rolos de filme e muito mais dinheiro!

      Data/hora atual: Sab Out 20, 2018 5:37 pm